CPCAC


 Centro de Preservação Cultural da Arte Capoeira - CPCAC


                    Cantinho dos instrumentos no Espaço de Capoeiragem Mestre Marujo

Um dos principais objetivos do Centro de Preservação Cultural da Arte Capoeira – CPCAC é divulgar e difundir a Capoeira, preservando suas tradições e fundamentos de forma que seus praticantes e simpatizantes tenham uma melhor visão do que ela realmente oferece, seja como arte, esporte, movimento sócio-cultural, atividade recreativa, lazer e arte marcial, mostrando que, além de beneficiar a saúde, a prática da Capoeira aumenta a auto-confiança, a força física e emocional, e assim conquistando uma melhor qualidade de vida.
O Centro de Preservação Cultural da Arte Capoeira, visa mais do que ensinar a Capoeira. Não abandonando o nível técnico, terá sempre como sua sólida base a fundamentação e a busca pelas origens da arte Capoeira a que se propõe a preservar. Nada transcorre sem seu fundamento. Antes de ensinar, pensa-se em educar, para a arte, para a luta, para a vida. Para tanto, conta com uma estrutura interna que visa a busca constante pelo aperfeiçoamento das técnicas de treinamento, da preparação intelectual e física de seus membros.
 Tendo com principal compromisso preservar a Capoeira como arte e cultura,o Centro de Preservação Cultural da Arte Capoeira-CPCAC, desenvolve seu trabalho em vários núcleos no Rio de Janeiro, fazendo também serviço de inclusão social em comunidades com necessidades especiais, onde através de oficinas, palestras, aulas, eventos e outras atividades, resgatamos o sentimento e o entendimento de moral,respeito e cidadania dos participantes.

Nossas aulas em academias, não deixam o lado cultural de fora, mas enfatizamos  a Capoeira como atividade física, e como tal, é completa para trazer aos seus participantes uma grande evolução em seu condicionamento físico, aliviando o stress do dia a dia e incerindo-os para um novo ciclo social, trazendo uma melhora significativa na qualidade de vida desses individuos.
Força, resistência muscular localizada, resistência aeróbia e anaeróbia,equilíbrio, coordenação motora e flexibilidade, são algumas das qualidades físicas que o aluno pode adquirir praticando Capoeira, além da sua musicalidade trabalhar o ritmo, onde o praticante entra em conexão entre corpo e mente.

No Espaço de Capoeiragem Mestre Marujo, sede oficial do Centro de Preservação Cultural da Arte Capoeira – CPCAC, é onde acontecem as aulas de Capoeira, de segunda a sexta, em vários horários, além de eventos culturais, mostras de vídeo, ensaios de danças e principalmente as rodas de capoeira. Em um ambiente onde preservamos o respeito, a amizade e a paz.

Juntamente com as aulas de Capoeira, também desenvolvemos o Samba de Roda, o Maculelê e o Jongo, danças que remetem à nossa história e que complementam a Capoeira para valorização da arte e cultura brasileira.
Além disso, o CPCAC também oferece aulas de ritmo com instrumentos da Capoeira e das danças, desenvolvendo a musicalidade e o ritmo em seus praticantes.

Saber Ancestral

"NÃO existe capoeira regional nem angola. Existe capoeira. Apelidaram capoeira de angola porque foi praticada, aqui no Brasil, por volta de 1855 pelos escravos na sua maioria angolanos.
Então, eles ficavam na senzala treinando. Eles viram que dava para se defenderem com ela. Então, botaram o nome de capoeira angola.
MAS, CAPOEIRA É BRASILEIRA.
O ÚNICO ESPORTE BRASILEIRO É CAPOEIRA.
EU SOU CAPOEIRISTA. NÃO SOU NEM ANGOLEIRO NEM REGIONAL.
Porque não canto música em angola, que não sou de candomblé. eu canto capoeira e jogo capoeira.
Agora, capoeira é de acordo com o toque. Se você está numa festa: se tocar bolero você dança bolero; se tocar samba você dança samba; - a capoeira é conforme: tocando maneiro você dança amarrado; tocando apressado você apressa.



                
Washington Bruno da Silva
Mestre Canjiquinha (1925- 1994)