sábado, 5 de janeiro de 2019



Bom dia meus amigos e minhas amigas!
Esse ano o Quilombo das Neves/ CPCAC realizou o evento No Caminho do Mestre- Tempo de Contramestre, que na minha opinião, tivemos um saldo relativamente positivo, mas percebi que no geral não houve um entendimento dos reais objetivos.
Existiram diversas críticas, oque acho normal e importante, umas em relação a que não deveria dar essa "moral" aos Contramestres da capoeira, oque discordo totalmente, mesmo entendendo que nessa tradição tudo se faz no seu tempo, e respeito muito. Outras críticas foram em relação a quem eu tinha escolhido para participar rsrsrs, as escolhas são sempre difíceis e nem sempre agrada de uma forma geral, mas particularmente gostei do conjunto que se formou. 
Sou Cordel Branco e verde a pouco tempo, um menino no meio dos grandes mestres da Capoeiragem Carioca, mas estou atento a fala dos meus mais velhos, que reclamam tanto de como ta banalizado a formatura(reconhecimento) de um Mestre, em todos os aspectos, o ponto principal é a questão do respeito, de entender o seu lugar na história, de ter simplicidade, paciência e maturidade nessa caminhada. Ainda ontem eu era Contramestre, e sei o quanto esse tempo é importante para desenvolvermos esses valores, essa maturidade, é nesse tempo que vamos atrás de boas referências, de catar oque ficou pelo caminho. Dar visibilidade, lugar de fala e projeção a essa galera é importantíssimo para conhecermos oque carregam em suas bagagens, oque desenvolveram e construiram a respeito da Capoeira, em forma de conhecimento adquirido e pensamento. Esse é o principal objetivo do evento, e na verdade gostaria que fosse um momento de encontro de contramestres, para troca, debate, capacitação, celebração e confraternização. 
Temos um compromisso ético e de responsabilidade com a Capoeira, ela não pode simplesmente ser plataforma para nossas aspirações pessoais, pois ela em si já é nossa grande riqueza! Devemos reduzir os excessos, diminuir a necessidade de ser, lapidar o ego, equilibrar a vaidade, expurgar a arrogância e a prepotência, para que sempre possamos gingar nessa volta ao mundo.
Em 2019 realizaremos a segunda edição do evento No Caminho do Mestre- Tempo de Contramestre e conto com o apoio da comunidade da Capoeira do Rio de Janeiro, e principalmente o entendimento dos participantes do mesmo. Vai ser lindo!
Fundamento-Ancestralidade-Tradição-Ritua
🎶" Quem não for bom filho
Não vai ser bom pai
Quem não for bom aluno
Mestre também não vai..."🎶
Mestre Bené 
Capoeira uma filosofia de vida! Axé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário